A evolução do conceito de cidadania
Aluna: Carina de Araújo Oliveira Publicidade e Propaganda
Professora: Denize Quarto Período
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA
Introdução
A cidadania é basicamente o estudo da vida em sociedade, ou seja, seus estudos são focados na política e com o passar do tempo vai se adaptando de acordo com as necessidades de cada época.
Para compreender de fato o conceito de cidadania é necessário buscar sua definição desde o seu surgimento.
O Nascimento da Cidadania
O conceito surgiu de fato com a associação à participação política, afinal o adjetivo “político” dá a ideia de Pólis, que é uma Cidade-Estado antiga. Então desse modo podemos concluir que foi do surgimento da vida urbana em sociedade que o conceito ganhou “vida”.
Com o passar do tempo o poder político foi modificado. Na Grécia quem imperava era o regime aristocrático e dessa forma a cidadania confundia-se com o conceito de naturalidade, ou seja, quem nascia em terras gregas poderia usufruir de todos os direitos políticos. Já os estrangeiros eram obrigados a dedicar-se às atividades mercantis.
Alguns anos depois o poder político foi redistribuído, aceitando estrangeiros como cidadãos. Mais que uma mudança de conceito, essa reformulação transformou as estruturas e até hoje podemos notar seus reflexos.
As Estruturas Políticas na Idade Média e a Cidadania
Durante a Idade Média ocorreram diversas mudanças tanto em termos sociais, quanto em políticos e econômicos. O Império Romano foi derrubado, modificando o significado de cidadania, a política foi considerada um assunto secundário nessa época.
A nobreza se tornou então responsável pela redenção de todos, e esse poder aliou-se ao poder judiciário, o que provocou uma distinção social e de status. Assim, apenas “os superiores” tinham direito de serem julgados por um semelhante, enquanto os menos favorecidos não tinham acesso à justiça. Era uma sociedade de ordens, onde o Clero e a