Evolução do conceito de cidadania
Amanda Roberta de Assis Dias Vaner Schulz Evangelista de Souza Vanessa Antunes Felipe
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CIDADANIA
Niterói
2012
RESENHA CRÍTICA
Resenha crítica de um texto onde o tema é a cidadania desde a antiguidade até os tempos de hoje.
1. INTRODUÇÃO
Cidadania é vida em uma sociedade democrática associado na luta pelos direitos dos cidadãos, melhoria para realizar os deveres, além de liberdade, igualdade civil e política, assegurado pela lei e pelos direitos humanos, que não implica apenas na conquista de direitos, mas sim na continuidade do gozo desses direitos.
2. NASCIMENTO DA CIDADANIA
Ainda sem data exata de seu nascimento, a cidadania na antiguidade era mais voltado às práticas políticas, sendo que os cidadãos não tinham direitos e sim apenas deveres de servir aos de níveis mais elevados. Roma e Grécia eram parecidas quando se diz ao tratamento aos cidadãos comuns e os que não eram de seu país, que com o passar do tempo esses estrangeiros foram inclusos nessa cidadania dedicando-se ao mercantilismo, mesmo assim não havia ascensão política para nenhum dos grupos.
3. AS ESTRUTURAS POLÍTICAS NA IDADE MÉDIA E A CIDADANIA
A estrutura política da Idade Média era que quem detia o poder e o saber eram o Clero e a Nobreza. Os cidadãos não tinham direito a nada e ainda viviam em condição de subordinados à nobreza que achavam que Deus não olhava por eles. Isso mudou depois do ressurgimento da idéia de estado centralizado e noção clássica de cidadania ligada à concessão de direitos políticos.
4. O ILUMINISMO E A BUSCA DA IGUALDADE
O Iluminismo foi o período das revoluções sociais, transformações político-econômicas, criações artísticas, desenvolvimento das ciências, disseminação do conhecimento, busca da liberdade de pensamento e igualdade entre os indivíduos e do nascimento do ideal de