A EVOLUCAO NA ECONOMIA DO BRASIL
No decorrer dos seculos a economia do pais cresceu e se transformou.
Ao longo dos anos o Brasil viveu uma grande mudança , de uma economia agroexportadora para uma economia industrializada.
No periodo colonial o país focou sua atividade econômica na exportação de materias-primas,
A ocupação portuguesa e o inicio de sua colonização se deu atraves da exploração destes produtos primarios.
O pau-brasil foi o primeiro produto de exportação do país, a europa utilizava a casca da arvore como materia-prima para produção de corante.
No inicio do seculo XVI , iniciou-se o cultivo da cana-de-açucar um dos primeiros produtos que proporcionou um grande crescimento econômico brasileiro, Inicialmente era cultivada no litoral do Nordeste, o local além de oferecer otimas condições para o cultivo facilitava a saida do produto para Europa , e a entrada da mão-de-obra escrava da Africa .
Decadas após, com a descoberta de ouro no estado de Minas Gerais , migrantes de todo o pais foram para regiao ,a mineração influenciou outras atividades tais como a produção agricola e a criação de animais de cargas que eram usados para transporte de ouro.
Na quarta decada do seculo XIX o cafe se tornou o principal item de exportação e tendo como secundarios o algodão , cacau e o fumo.
Apos o inicio da guerra com a paralização das navegações , dificultou a importação de bens de capital, Na decada de 1920 surgiram pequenas siderurgicas ocorrendo uma diversificação de produtos industrializados.
A Indústria brasileira teve sua origem nas oficinas artesanais , e estavam voltados para os ramos de sabão e velas de sebo, fiação e tecelagem, alimentos, fundição de ferro e metais, lã e seda, dentre outros. Utilizavam como mão-de-obra tanto elementos livres como também escravos A agricultura no Brasil detinha um papel extremante importante: 80% das pessoas em atividade dedicavam-se ao setor agrícola, 13% ao de serviços e 7% ao industrial
A evolução da