Evolução da Economia no Brasil
Este trabalho foi feito com o objetivo de caracterizar a evolução histórica da economia politica brasileira. O mesmo busca descrever e analisar processos, fatos, e pensamentos do passado que influenciaram a realidade atual do Brasil.
A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, que provocaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.
O trabalho visa expor de forma abrangente a essência da vida econômica e da evolução do país.
RAÍZES HISTÓRICAS
Para melhor conhecer as raízes históricas econômicas do Brasil, deve-se recuar a séculos atrás, quando as atividades econômicas dos povos que habitavam o Brasil, isolados das demais regiões do globo, estavam em sua forma primitiva e mais simples decorrente das relações entre o homem, com sua capacidade de trabalho físico e suas necessidades de subsistência, e a natureza, como o conjunto de recursos a aproveitar e de obstáculos a vencer. Isso até a chegada dos navegadores portugueses.
O país encontra suas origens não em migrações provenientes de zonas superpovoadas, mas como uma colônia de exploração, o que acrescenta a sua história econômico-politica aspectos que lhe são peculiares. A ocupação das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa.
PRIMEIRAS ATIVIDADES
Desde os últimos anos do século XV as costas brasileiras começam a ser frequentadas por navegantes portugueses e espanhóis. Não se tardou muito em procurar aproveitá-lo. As perspectivas não eram brilhantes. Contudo, conseguiram encontrar algo que poderia satisfazer suas ambições, tratava-se do pau-brasil.
São os portugueses que antes de quaisquer outros se ocuparão do assunto. Os espanhóis, embora tivessem concorrido com eles nas primeiras viagens de exploração, abandonarão o campo em respeito ao tratado de Tordesilhas (1494) e à bula papal. O mesmo não