O sistema financeiro brasileiro: evolução da economia no brasil após o plano real
INTRODUÇÃO Plano Real é um plano econômico implantado em 1994 pelo ex-Ministro da Fazenda com o compromisso de acabar com a inflação e está em vigor até os dias de hoje. Teve como objetivo de controlar a inflação, reduzir as taxas de juros para crescer economicamente, investindo em bases estáveis que provocasse a demanda de produção e incentivar o crescimento de investimentos estrangeiros. O plano é considerado o melhor e bem-sucedido já implantado no Brasil, afinal, desde a década de 50 houve tentativas, de implantação, de inúmeros planos, porém sem sucesso. Teve como medida principal a troca da moeda para URV (Unidade de Real de Valor) em Real como reserva de valor para ajuste e controle da inflação, a consolidação de preços.
Certamente esse foi o plano mais eficiente desde a crise de 1979. Controlou os dois maiores problemas do país, a crise fiscal e a inflacionária, estabilizando e/ou mantendo-se sem grandes índices de aumento, criou também o URV (Unidade de Valor de Real) para os preços relativos. Essa transição foi nomeada de “Reforma monetária” que extinguiu o cruzeiro real (moeda em vigor na época). a criação da moeda restaurou a função da unidade de contas da moeda, referenciando contratos e obrigações, preços e salários.
No Plano de Estabilização Econômica (Plano Real), houve o ajuste fiscal visando baixas das taxas de juros, que foi possível com a criação do Fundo Social de Emergência para o equilíbrio orçamentário para o aumento de