A evolucao do pensamento em gestao
A Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick W. Faylor em 1890 e 1930, que buscava determinar cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para seleccionar treinar e motivar os trabalhadores. Mais foi Robert Owen no início do século XIX, onde decidiu que os administradores deveriam representar o papel de reformadores.
Os precursores: Frederick W. Taylor (1856-1915), baseou-se no estudo de tempos nas linhas de produção. Ele analisou e cronometrou os tempos dos movimentos dos operários.
Henryl Gantt (1861-1919), surgiu com uma nova ideia. Cada trabalhador que terminasse uma cota determinada de trabalho diário receberia uma bonificação de 50 cents.
Os GILBRETH. Frank B. e Lillian M. Gilbreth (1868-1924 e 1878-1972), Lillian abordou os meios de promover o bem-estar individual do trabalhador. Frank descobriu que os pedreiros usavam três conjuntos, seu sucesso levou-o a fazer do estudo da fadiga e do movimento.
Teoria Clássica das Organizações uma tentativa pioneira de Henri Fayol de identificar os principais e as habilidades que servem de base á administração eficaz. Surge da necessidade de encontrar as linhas mestras para administrar organizações complexas como as fabricas.
Os precursores: Henri Fayol (1841-1925), Fayol se interessava pela organização total. Fayol dividiu as operações empresariais em seis actividades inter-relacionadas e Fayol elaborou 14 princípios da administração.
Max Weber (1864-1920), para Weber, a organização ideal era uma burocracia. Ela contribuiu para a formação de corporações gigantescas, como a Coca-Cola e a Exxon.
Teoria de Transição, assumindo uma orientação mais voltada para as pessoas.
Os precursores: Mary Parker Follett (1868-1933) tinha