Resenha evolução do pensamento em gestao
Resenha 1 – Texto: Teoria Geral da Administração – Motta e Vasconcelos – Cap. 1: A Escola Clássica da Administração e o Movimento da Administração Científica.
Introdução: Escola Clássica da Administração é sinônimo de regras e organização, para otimizar a produção.
Origens: Algumas etapas, a substituição do tradicional pelo racional com Descartes. A revolução industrial, sem a racionalização da organização e execução do trabalho. A formação das bases de planejamento, organização e coordenação, no século XX pelos pensadores que fundaram a Escola Clássica .
Segundo o texto, os principais pensadores da Escola Clássica foram: Taylor, Fayol, Frank e Lilian Gilbreth e Gantt, cada um contribuindo de maneiras diferentes e até complementares sobre os princípios e estudos da administração.
Principal ideia do movimento: O Homem é um ser iminentemente Racional, portanto ao tomar decisões esta a par de todas as consequências e reações que sua ação ira tomar. A questão comportamental não era um problema, mas algo que podia ser alinhado. O Homo Economicus, é aquele homem que passa agora a nova lógica do capitalismo industrial, deixando para trás a antiga ética paternalista cristã, da era medieval. Adam Smith e mercado livre. Liberalismo. Jeremy Bentham e o Utilitarismo. Busca pelo prazer e afastamento da dor. Locke e a propriedade privada. A Reforma protestante auxiliou no novo pensamento Liberal.
À produção cabe descobrir a maneira mais eficiente de se fazer determinada tarefa e padroniza-la e executa-la. Desta forma, os administradores mandam e os operários apenas obedecem executando como foi mandado.
Ao operário, entram os processos de seleção, treinamento, controle por supervisão e o incentivo, no caso o monetário. Todos debatidos pelos pensadores, onde cada um tinha uma opinião, para cada uma das etapas.
Na visão da Escola Clássica a organização é uma forma de estruturar a empresa, e não como um sistema social.