Word
Agronomia
Biologia Celular
Acadêmico (a) : Edmarys Mendes Mattos RA: 6017378101 André Luis da Silva RA: 6016335322 Elton Franco RA: 6059016484 Guilherme Augusto da Silva RA: 6018389188
Profª: Eloty Justina Dias Schleder
Campo grande, 13 de Maio de 2013
INTRODUÇÃO
Fitopatologia é uma palavra de origem grega e indica a ciência que estuda as doenças das plantas em todos os seus aspectos, desde a diagnose e sintomatologia, passando pela etiologia e epidemiologia, até chegar ao controle.
Embora a ciência da fitopatologia seja relativamente nova, as doenças de plantas são conhecidas há muito tempo pois, desde que o homem passou a viver em sociedade, assentado a base da sua alimentação nos produtos agrícolas, o problema da escassez de alimentos, intimamente relacionado com a ocorrência de doenças, teve sempre grande importância e mereceu a atenção de historiadores de várias épocas.
Culturas: * Alface * Algodão * Cana-de-açúcar * Mandioca * Soja
Alface / Mancha Bacteriana
Sintomas: A bactéria causa manchas necróticas isoladas no centro ou bordos do limpo foliar, podendo também atingir extensas áreas da nervura central. No inicio, as lesões apresentam encharcamento e coloração escura, passando, depois, á cor parda a preta, com a seca de tecidos. Em condições de alta umidade, as lesões coalescem e causam destruição de externas áreas do limpo foliar. Na região Sudeste do Brasil, nas épocas chuvosas, plantas próximas á colheita podem apresentar a nervura central das folhas totalmente necrosada. Em pouco tempo as folhas murcham e apodrecem de Erwinia. Sintomas semelhantes são constatados em chicória.
Algodão / Mancha Angular
Sintomas: Normalmente, a bactéria incide nas folhas, onde são observadas lesões angulosas, inicialmente de coloração verde e aspecto oleoso e, posteriormente, de