A evolucao do pensamento administrativo
RESENHA -
Aluno. Aurélio Marques de Oliveira
As origens de alguns conceitos e praticas modernas da administração podem ser atribuídas as civilizações muito antigas,
Sumeria – Os sacerdotes da Sumeria por um grande sistema de tributação de impostos coletavam muitos bens e valores incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas, as empresas e organizações religiosas eram consideradas imortais.
Egito – nas contrucoes das pirâmides o emprego de milhares de homes com planejamento e organização realizando obras com os materiais disponíveis, os egípcios também valorizavam a importância das empresas organizadas.
A Babilônia – salários mínimos, controle de tudo que se trocava na época, responsabilidade de reuniões e de organização pessoal sendoi responsabilizados pelos seua atos.
China – foi estabelecida um conceito de administração contemporania a seleção de trabalhadores por meio de exames científicos.
Grecia – Platão determinou em suas leis que nenhum homes deveria trabalhar com mais de uma matéria prima ao mesmo tempo, pois não garantiria uma excelente qualidade ao seu trabalho.
Roma – Estabelece que as contas de dinheiro, suprimentos e provisões devem ser examinadas para apurar o que foi vendido, indica que o dono deve fornecer ao capataz uma execução de trabalho em escrito.
Hebreus – Influencia sobre a cicilizacao, Moises um líder administrador cujas habilidades no governo conduziram o ezodo dos hebreus, libertando-os da escravidão egípcia e e considerado em grande empreendedor administrativo.
Igreja católica – propôs alguns problemas organizacionais. Durante alguns séculos a igreja não escreveu influencias sobre as putras organizações.
O sistema fabril – eram bem suscedidos em sua busca, organizando poderosas guildas, em torno de vários níveis de habilidades fortalecendo a hierarquia dos mestres, do aprendiz e do jornaleiro e também regulamentavam as horas de trabalho, salários, preços,