A Evolu O E Sua Estagna O
Caroline B. F. Vilela
A Evolução e sua Estagnação
A sociedade não pode ser associada a uma forma exata ou padrões definidos, devido ser formada por indivíduos diferentes e em constante transformação, mas como qualquer espécie que vive com seu respectivo bando tem o aprendizado que é atrelado ao resultado de erros e acertos e consequentemente temos como consequência a evolução. Dentre um aprendizado e outro temos em qualquer bando aqueles seres que descobrem a manipulação seguido do poder, a partir dessa descoberta é reconhecido em determinados indivíduos a liderança e automaticamente esse líder possui seus seguidores.
Podemos observar na historia da sociedade que o sistema sempre dá o privilegio para os dominantes, ou seja, aqueles que detêm o poder de conduzir e decidir o rumo da sociedade. Automaticamente com um grupo seleto determinando ações e deveres temos como resultado refletido na sociedade a desigualdade, pois o ser humano se diferencia nesse ponto dos demais bandos ele possui a consciência e raciocínio, esses atributos trazem articulações de ganho em massa e individual.
Independente da forma que a base cultura e social move uma determinada sociedade não se pode fugir da discussão dos "quatro pilares", onde temos o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser esses pontos são a base para adaptação do homem em um determinado grupo.
A parte de aprender e conhecer abre o leque de visão, onde ao absorver o conhecimento temos a expansão e devido obter uma qualificação diferenciada. Desde os primórdios temos uma sociedade com raízes limitadas e tendo acesso a determinadas informações, e na maioria das vezes informações montadas pelo grupo dominante para assim através do conhecimento manipulado escravizar a grande maioria.
No capitalismo podemos avaliar que não se tem privações de conhecimento e aprendizado, mas devido a regra tecnicista imposta, absorção de conhecimento