A Evolu O De Uma Ci Ncia Chamada Administra O Resumo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS/VR
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2015/I
PROFESSOR: Ricardo Thielman
DISCIPLINA: Fundamentos de Administração e Modelos de Gestão
ALUNA: Laura Merilyn Rodrigues
Dissertação Estruturada do texto:
A Evolução de uma Ciência chamada Administração
Desde os primórdios o ser humano busca maneiras de se organizar e gerir os recursos de que dispõe e com o passar do tempo foi aprimorando sua técnica, conhecimento e habilidade, se organizando, determinando grupos, influenciando e sendo influenciado também. Nesse sentido, a prática antecipou-se à teoria, visto que a partir da análise dos procedimentos realizados e observação das organizações existentes, que se começou a estudar administração e elaborar suas teorias. A administração, considerada arte e ciência, tem seus primeiros relatos na Antiguidade, podendo ser encontrada em citações bíblicas e papiros egípcios e filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, entre outros, também deram sua contribuição para a área ao perceberem a importância da organização e administração pública e privada.
Duas instituições que também contribuíram para a evolução da administração foram a
Igreja Católica Romana e as Organizações Militares; aquela, considerada “a organização formal mais eficiente da civilização ocidental”, que através do tempo ainda mantém a eficácia de suas técnicas administrativas e operacionais; e esta por possuírem técnicas, como unidade de comando, hierarquia, planejamento estratégico, etc, que se assemelham às empresas.
Em meados de 1776, com a criação da máquina a vapor por James Watt, ocorreu uma modificação na estrutura social e comercial da sociedade, surgindo assim, as grandes empresas, urbanização, êxodo, mecanização, surgimento da classe operária, substituição da madeira pelo ferro e posteriormente pelo aço, entre outros. Toda essa conjuntura fez com que inúmeros pensadores buscassem estudar métodos e técnicas para solucionar ou