Trabalho De Fundamentos E Metodologia
Diferenças da fala e da escrita.
Gênero, fala e escrita.
Baseado na pesquisa realizada na distinção da fala e da escrita, percebemos que existe um grau de complexidade das culturas humanas, cabe distinguirmos os diferentes tipos de gênero.
Existe em várias formas textuais, linguísticas e estruturais, alguns com manifestações através das modalidades orais e escrita da língua, outros através de uma conversação cotidiana: telefonema, sermão, aula expositiva, pessoa teatral, reunião de condomínio, receita culinária, bula de remédio e ..., os tipos de discursos são definidos pela natureza linguística de sua composição: narrativa, argumentação, explicação e descrição. Um mesmo gênero pode possuir dois ou mais desses tipos, exemplo: o email.
Os gêneros distribuem-se em classes que caracterizam o romance, o conto, o laudo de acidente e a noticia, por conterem fala informal e sequencias narrativas.
Apesar de existir correlações entre a fala e a escrita, o ato de escreve é muito dife rente do ato de falar. Cada modalidade serviria para uma finalidade mais especifica, sem perder sua característica fundamental de ser linguagem.
A escrita cria o mundo das coisas/objetos e a fala, o dos acontecimentos.
Referências: www.algosobre.com.br > vestibular > redação www.soportugues.com.br/secoes/seman3.php
Passo 2
Linguagem verbal Linguagem não verbal
Os elementos da comunicação.
O referente- é o que se refere a algo ou a alguém a quem se refere.
O emissor ou destinador- é o que emite a mensagem pode ser um indivíduo ou um grupo.
O canal da comunicação- é a via de circulação das mensagens por meio sonoros e visuais.
A mensagem- é o objeto da comunicação, ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
O receptor ou destinatário- é o que recebe a mensagem, pode ser um indivíduo, um grupo ou uma máquina(computador)o importante é que a mensagem tenha sido compreendida pelo receptor.
O código- é um conjunto de signos e regras de