trabalho fundamento e metodologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO DE CAMPO VERDE - MT
7º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) POSTADA PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA EAD: ................................. E, PROFESSORA TUTORA PRESENCIAL: JACQUELINE MERKEL, DO CURSO DE PEDAGOGIA PÓLO – CAMPO VERDE – MT.
Geissy Kelly Arruda de Castro...........................................................................RA 305659
Jaine Cristina Ribeiro........................................................................................RA 293747
Josenilda Lúcio Gomes......................................................................................RA 291964
Silvani Monteiro da Silva..................................................................................RA 330456
CAMPO VERDE – MT
31 DE MARÇO DE 2014
ETAPA 1
A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem políticas dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos, algumas práticas educativas desenvolvidas na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica, em suma, consideramos a educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma pedagogia social. A educação não-formal pode colaborar para o desenvolvimento da autoestima do ser humano, este método de educação não-formal, ajuda na socialização e interação entre grupos, construção de identidade coletiva de um determinado grupo.
A educação não-formal é voltada para o ser humano, cidadão do mundo, ela não substitui a educação formal, as duas se complementam, pois possibilitam programações específicas, articulando escola e comunidade educativa, ou seja, tudo que envolve o entorno da escola, cada grupo ou prática desenvolvida por ele. Um exemplo bem claro de educação não-formal é a utilização em conselho,