Religiosidade da Região Norte
“A vida nada mais é do que um suceder de escolhas racionais, em que pensamos em nós, em nossas famílias e não somente em entes concretos, mas também em conceitos abstratos, como a ‘comunidade’, e vamos, assim, construindo, virtude a virtude, erro a erro, acerto a acerto, escolha a escolha, vício a vício, nossa própria história. Não somos abelhas nem cupins; somos homens revestidos de dignidade e isso não significa que somos inexoravelmente egoístas (como muitos gostam de enfatizar), mas simplesmente individualistas. Reconhecer isso significa que o que separa o individualismo do egoísmo são apenas prescrições de natureza ética e moral” (Ubiratan Ioro)
Segundo Karl Marx e Friedrich Engels, criadores do socialismo científico, o socialismo é um sistema político e econômico ou até mesmo uma linha de pensamento criada no século XIX, para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Para os socialistas o sistema é um método pelo qual se espera atingir os ideais de igualdade social, segurança e justiça. Também equivale a abolição da iniciativa e da propriedade privada dos meios de produção levando a criação de um sistema econômico planificado. Este sistema também é uma espécie de coletivismo, e, portanto, todos os métodos aplicados no coletivismo também se aplicam ao socialismo. Segundo modernos planejamentos, a estrutura mais racional é possível quando a pessoa conduz suas atividades de acordo com seus planos individuais. Desta forma o objetivo é ter um controle centralizado da atividade econômica, de acordo com um plano unificado, que estabelece a maneira que os recursos da sociedade sejam dirigidos a servir as finalidades determinadas. Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do