Trabalho F50 Pronto FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA L NGUA PORTUGUESA

993 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução.
O ensino da Língua Portuguesa tem o intuito de preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas ocasiões do cotidiano social. Quando o aluno não tem esse conhecimento torna-se um ser alienado. A importância da língua portuguesa para nós é imensa, pois é a língua que falamos desde os nossos primeiros dias até o fim de nossas vidas, portanto a importância é imensa uma vez que é a nossa língua. Devemos respeitar e falar ela.
Nesse trabalho iremos mostrar as diferenças entre a fala e a escrita, erros ortográficos, gêneros literários, variação linguística, entre outras.

DESENVLOVIMENTO PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A FALA E A ESCRITA

A prática da língua se desenvolve em duas modalidades: oral e escrita, elas se manifestam com algumas características, e por intermédio delas, podemos diferenciá-las. Na linguagem oral há uma tendência a informalidade. Quem fala é espontâneo e há uma certa agilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes, uma preocupação formal. Na Linguagem Oral Por conter muitas rupturas, não privilegia o conteúdo e sim informação. O discurso pode conter vícios de linguagem, repetição, erros (que não podem ser corrigidos), falta de vocabulário (empobrecimento da linguagem), etc. Linguagem Oral pode contar com ajuda da entonação da voz, fluência, gestos, pausas, expressão facial/corporal. É preciso que se estabeleça um contato direto entre as partes: alguém que fale e alguém que escute. A língua escrita é um sistema rígido e disciplinado.
O texto priva por uma elaboração mais trabalhada, com conteúdo, forma, sentido e de acordo com suas regras. Há sempre preocupação com a excelência do texto, necessidade de revisão e correção. Na Linguagem

Relacionados