A estória de Rapunzel Adoção
• PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NO TEXTO
1. Primeiramente, na introdução sobre o assunto, a principal ideia contida no texto é dar entendimento que a estória de Rapunzel ocorrem na vida real, porem de maneiras e casos diferentes, mas envolvendo a adoção. Assim, o que mais chama a atenção é que as adoções na sua grande maioria são feitas pela pratica “Intuito Personae” que é denominada pela forma direta, na qual não tem intermédio da justiça, o juiz. Apenas, a criança é registrada logo depois quando já esta no seu novo lar, dos adotantes. Já o caso mais correto a ser feito é procurar a Justiça da Infância e Juventude, e permitir à doação a frente de um juiz, que possa entregar a guarda da criança a uma família que tenha total capacidade de cuidar e favorecer o desenvolvimento do futuro jovem, sendo a forma mais segura.
2. Já outra ideia importante contida no texto e que também ocorre nas famílias é a ausência sobre a verdade, pois muitas famílias escondem das crianças que elas foram adotadas. E só dizem a verdade quando já estão maduras e adultas ou quando a um desentendimento familiar, momentos difíceis da família. Mas da mesma forma são poucas as famílias que abrem a verdade desde o começo da adoção.
Assim, há o esquecimento da progenitora ou os pais verdadeiros do adotado e nos muitos casos, so depois o filho fica sabendo a verdade. E se perde os contatos com seus progenitores, em principal o progenitor como se é dito no texto.
3. A terceira ideia principal, seria a de que Rapunzel aos 12 anos teria se desentendido com a bruxa, pois como explica o texto a idade da adolescência é uma fase estereotipada, na qual os pais temem a “aborrescência” dos seus filhos. Logo, nesta fase a bruxa para se prevenir desta fase negativa da adolescência de forma cruel trancou a Rapunzel na torre. Assim, podemos explicar o que levou a Rapunzel se identificar tanto com o