Manual Economia
Hugo André Correia Pinheiro
COMÉRCIO INTERNACIONAL Diversidade do Comércio Internacional
As relações e os negócios travados entre nações são algo que faz parte de nosso quotidiano. Cada vez mais, questões internas de outros países, como eleições, crises políticas, conflitos e debates, estão no noticiário diário ou semanal e se tornam alvo de crescente interesse.
Quando pensamos no sector económico, o efeito é ainda mais sensível: a saúde de todas essas nações tem influência na nossa capacidade de consumir, no valor de nossa moeda e na estabilidade da nossa própria economia.
Nada simboliza melhor a influência do “internacional” nas nossas vidas do que o sector financeiro, directamente beneficiado ou prejudicado pelo contexto externo. Trocas Internacionais
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política tornou-se crescente nos últimos séculos.
O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.
BALANÇO CORRENTE- REGISTOS DAS TROCAS INTERNACIONAIS Importância dos Registos das Trocas Internacionais
INTEGRAÇÃO ECONÓMICA
Desafios Colocados à UE Decorrentes do Respectivo Alargamento
A UE pode aprender lições com os novos Membros e com a sua experiência de reforma social e económica. Alguns deles introduziram as mudanças necessárias mais rapidamente do que actuais Membros da UE.
O alargamento, com as mudanças que implica, pode trazer benefícios a longo prazo,