Desigualdade entre cidades de um mesmo estado
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
Ana Cláudia Ferreira
Desigualdade entre cidades de um mesmo estado
Varginha-MG
2014
Resumo: O artigo compara Nova Lima e São João das Missões, duas cidades de um mesmo estado, Minas Gerais, que são opostas em relação ao IDHM. Foi feito um breve histórico das cidades, para contextualizar sua formação, população, extensão e atividades econômicas de cada uma delas. Usando os dados do Atlas de Desenvolvimento Humano, foi possível identificar as principais diferenças entre as cidades. Além de observar uma grande desigualdade, em especial a desigualdade de renda, o artigo relaciona esses dados com os índices de escolaridade de cada um dos municípios, fazendo um paralelo entre eles.
PALAVRAS-CHAVE: Desigualdade de renda; níveis de escolaridade; municípios.
1. Introdução
Desigualdade é um problema social que nunca deixou de existir no Brasil. As cidades ainda não superaram algumas características da época colonial que foi destacada pela concentração de terra, poder e renda (MARICATO, 2003). São vários os fatores de desigualdade, entre eles estão: cor, raça, posição social, escolaridade e renda, a qual será discutida no decorrer do artigo.
Em segundo lugar, os elevados níveis de pobreza que afligem a sociedade encontram seu principal determinante na estrutura da desigualdade brasileira, uma perversa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. (Barros, Henriques, Mendonça, 2001, p.1).
Não é de hoje que a distribuição da renda não é realizada de forma homogênia entre os cidadãos de uma mesma cidade. No entanto, tal desigualdade não ocorre apenas entre municípios, mas também entre estados, regiões e países.
O presente artigo tem como objetivo apresentar a desigualdade de renda existente entre os municípios brasileiros, além de relacionar os dados com os níveis de escolaridade da