A estrutura das organizações
24 de Novembro de 2011
Resumo
Indice
• Formalização, Planificação e Controlo
• Organização Formal e Informal
• Diferenciação Vertical e Horizontal
• Estruturas Organizacionais
Introdução
Uma estrutura organizacional é o conjunto de meios e recursos através dos quais uma organização se adapta às suas actividades, resolvendo os conflitos que surgem entre a especialização e a coordenação, entre a diferenciação e a integração.
Neste trabalho abordamos as estruturas organizacionais. Referimo-nos particularmente aos conceitos de formalização, planificação e controlo. Distinguimos, ainda, a organização formal da informal e a diferenciação vertical da horizontal.
Formalização, Planificação e Controlo
* Formalização
A formalização é definida por Robbins (1990) como o grau com que os trabalhos dentro da organização são padronizados. Relaciona-se com a existência de descrições explícitas acerca do trabalho, regras organizacionais e procedimentos claramente definidos, a liberdade de variação e alternativas de execução é pequena.
Neste estudo considera-se a formalização somente referente às regras, procedimentos, instruções e comunicações escritos. A formalização implícita referente às percepções e atitudes dos trabalhadores não são objeto de análise.
Segundo Robbins (1990) a formalização está relacionada ao tipo de trabalho a ser executado. Trabalhos mais profissionalizantes tendem a ser menos formalizados, uma vez que esses especialistas são socializados externamente à organização, sendo desta forma somente indiretamente controlados pela organização.
No entanto, além dos benefícios claros de consistência e uniformidade do produto, há de se atentar para o grau de importância requerido pelo trabalho quanto ao registo das atividades como meio de retroalimentação do sistema. Quanto maior a necessidade de memória do conteúdo das atividades, maior a necessidade de formalização