Organizações processos e estruturas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objectivo principal salientar a importância da distribuição do poder dentro da estrutura hierárquica da empresa COMAUTO – Comercio, de Automóveis, S.A.. Para tal, foram traçados os seguintes objectivos específicos:
- Definir a estrutura organizacional, a importância dos grupos informais, definir poder, avaliar as formas existentes de poder nas organizações, caracterizar o factor dependência em relação ao poder e demonstrar como o poder é utilizado nas empresas.
- Apresentação de um caso prático. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A correcta atribuição do poder dentro da estrutura organizacional.
A problemática dos grupos informais dentro da organização.
Ilustração 1 – Mapa Conceptual
ORGANIZAÇÃO
Recorrendo ao conceito clássico, podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pré-determinado através da afectação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Estrutura Organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua actuação no mercado pode ser dividida em macro-estrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e micro-estrutura (relacionada com a organização das actividades dentro de uma divisão).
A importância da estrutura para a implementação de um plano reside no facto de ser através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos