Gestão das organizações - estruturas
Breve conceito de Organização – conjunto de várias pessoas que têm objectivos comuns a atingir, que individualmente não seriam possíveis.
Uma estrutura organizacional é a forma como uma organização tem as suas actividades divididas e coordenadas.
Na estrutura de uma organização encontramos todos os órgãos que a compõem e todas as ligações existentes entre si, além da posição ocupada por cada um desses órgãos face aos outros (hierarquia). Estes órgãos devem funcionar de forma coordenada, de modo a atingirem os objectivos a que se propõem. Estamos assim a falar da estrutura formal de uma organização.
A representação de uma estrutura formal é feita através de um organograma (representação gráfica dos órgãos, níveis hierárquicos, ligações e relações de interdependência de uma organização), no qual estão identificadas as divisões de trabalho e tarefas dentro da organização. Essas divisões podem ser de dois tipos:
- Vertical (hierarquização) – consiste na distribuição da responsabilidade e poder de decisão por vários níveis da estrutura;
- Horizontal (departamentalização) – criação de departamentos específicos para cada função, distribuindo trabalhadores e os recursos necessários para se atingirem os objectivos propostos.
Na figura abaixo, podemos verificar um exemplo de uma estrutura formal:
[pic]
Figura 1 – Organograma (estrutura formal)
Além da estrutura formal, numa organização também podemos encontrar as ligações que criam uma estrutura informal. Esta estrutura surge de relações entre os trabalhadores, mas que não aparecem no organograma. São relações que não são proibidas, desde que não violem os estatutos e normas da organização.
A estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento, onde existem as seguintes variáveis a ter em conta: missão da organização (objectivo principal), a estratégia assumida para atingir os seus objectivos, a dimensão e o ciclo de vida da organização, a sua