estrutura das organizações
Estrutura das organizações
Janete Zanchin
Na gestão estratégica, a implementação da estratégia requer que o administrador contemple como a organização deve ser estruturada. Desse modo, a Estrutura
Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e seu modo de atuação no mercado.
Wright, Kroll e Parnell (2010, p. 295) relatam que
Em empresas pequenas e novas, a estrutura é fluída, com cada funcionário sabendo desempenhar mais de uma tarefa e o proprietário estando envolvido em todos os aspectos da empresa. O sucesso, no entanto, leva ao crescimento – tanto horizontal com vertical.
Conceito
Crescimento Horizontal – Aumento da amplitude da estrutura organizacional. Crescimento Vertical – Aumento na extensão da cadeia hierárquica de comando da organização.
Em sendo assim, o crescimento da empresa, ao longo do tempo, permite a expansão da estrutura organizacional. Essa expansão pode se dar de forma vertical ou horizontal, conforme demonstrado na Figura 1:
Figura 1 – Expansão da estrutura organizacional
Fonte: Wright, Kroll e Parnell (2010, p. 269).
Pós-graduação
55
A Figura 1 mostra os dois extremos em uma configuração organizacional. Uma organização alta, formada por muitos níveis hierárquicos e a outra organização achatada, com poucos níveis hierárquicos.
Deve-se considerar que nas pequenas e novas empresas, a estrutura é mais fluída, e cada funcionário sabe como desempenhar mais de uma atividade, e o empreendedor envolve-se em todos os aspectos da empresa. Entretanto, o sucesso leva ao crescimento tanto vertical como horizontal da estrutura organizacional.
O crescimento vertical está relacionado com um aumento na extensão da cadeia hierárquica de comando. De acordo com Wright, Kroll e Parnell (2010), as empresas que atuam em ambientes estáveis e previsíveis muitas vezes tornam-se relativamente altas, com diversos níveis hierárquicos e pequena amplitude de controle.
Entretanto, as