A Essencia da Constituição
1. Identifique no texto de Lassalle os elementos que fazem deste estudo uma Teoria Crítica do Direito, fundamente esta percepção com base nas reflexões postas pelo autor.
R. Os elementos de crítica que Lassalle prega em sua obra, é que a Constituição não deve ser apenas de estudo jurídicos, que o problema é exclusivamente políticos e sociológicas, no tocante a matéria constitucional devem decorrer em consonância com a realidade vivenciada pela sociedade a quem fora submetida tal constituição de acordo com seu contexto e imparidade.
2. Os Fatores Reais de Poder, segundo o autor são a alma da estrutura de um estado... Identifique-os e diga por quais motivos são determinantes dentro da estrutura organizacional de uma nação.
R. Lassalle deixa claro que é de grande importância os fundamentos sociológicos para formação de uma constituição. ‘Enxerga a Constituição sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado’. A partir dessa idéia a constituição esta firmada no seio da sociedade, trata-se de um conceito que foi modificando-se gradativamente em consonância com as realidades sociais, não sendo formais, mas fundamentais para formar a Constituição, que assim deixam de ser fatores reais e passam a ser direitos e deveres jurídicos.
3. Busque na estrutura da obra o que o autor entende por uma teoria aberta da ordem jurídica, lindando isso com a realidade atual, pois parece ser nosso dever discutir e repensar a estrutura do estado, cotidiano.
R. O autor trás sobre a teoria aberta da ordem jurídica, que os povos são também uma parte integrante da Constituição, que o povo deve ter uma participação maior no ordenamento jurídico. Para Lassalle se juntam os fatores reais do poder, os escrevemos e eles adquirem a forma escrita, transformando-se em instituições jurídica.
http://franciscofalconi.wordpress.com/2010/04/28/concepcao-sociologica-de-constituicao/