A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no brasil
Já na pedagogia nova a concepção era de sempre estar aprendendo, aprender a aprender, aprender experimentando, o aluno interagia era um ser ativo, o professor era um mediador do conhecimento, diferente da pedagogia tradicional que o professor era visto como o detector do saber.
Na pedagogia Dialética a educação era vista como uma ação social preparava o aluno para sua vida ativa na sociedade. O professor mediava o conhecimento, estimulando e direcionando no processo ensino aprendizagem, uma aprendizagem significativa partindo no que o aluno já sabia, pois, não era visto como uma tábua rasa.
Mediante a reflexão sobre as tendências pedagógicas que influenciaram e continuam influenciando o ensino-aprendizagem, podemos entender que somos sujeitos do processo histórico, pois, ao mesmo tempo em que fazem a história, são determinados por ela.
A compreensão das tendências nos possibilitará uma ação transformadora no processo ensino-aprendizagem, e nos dará subsídio para repensar as relações sociais existentes nas escolas.
O estudo das tendências pedagógicas poderá proporcionar a nós professores o entendimento da dimensão política que existe nas pedagogias que se adotam nas escolas, pois sua atuação em sala de aula é o resultado dessas opções. Não existe postura pedagógica neutra, todas estão comprometidas com uma ou outra. Portanto, cabe ao professor permanecer vigilantes e atentos, para que saibam escolher corretamente e não terminem sem saber a serviço de quem querem estar desenvolvendo o ensino e a