A ESCOLA NA MODERNIDADE 3
LICENCIATURA
Disciplina: Fundamentos da Educação
Nome: Eliseu Silva de Oliveira
Tarefa: Atividade 2
RA: 1142128
Turma: 02/1W
Parecer do Tutor:
A escola como elemento simbólico da antiguidade
Muitos estudos referentes ao surgimento da escola estão relacionados às questões ligadas a crenças, modelos econômicos e políticos de uma sociedade burguesa.
A escola era um símbolo de status e poder onde apenas os filhos da burguesia podiam desfrutar da leitura e da escrita.
No Egito, por exemplo, a função da escola através da aprendizagem era de transmitir a tradições, rituais e os costumes de sua sociedade. O mesmo acontecia com a
Índia e a China. Já em Roma e na Grécia no período da antiguidade clássica este mesmo processo de aprendizagem teve duas correntes: Pedagogia da personalidade(formação do caráter do individuo );pedagogia humanista (com enfoque voltado para os aspectos sociais ,priorizando um aprendizado universal)
Na idade media, por outro lado, a escola tinha o papel voltado para a religião e seus dogmas, pois eram necessário que as tradições religiosas repassassem de forma a controlar a sociedade intervindo também nas decisões politicas . Este poder da igreja ditava ate como uma criança aprendia (mesmo sendo canhota eles amarravam as mãos para não usar a mão esquerda ).
Logo após esse período surge então a reforma que desencadeou uma serie de mudanças no que se refere a interferência do clero no modo de agir e pensar da sociedade, em especial, a escola.
Para Riffard (1993), a palavra “símbolo” (do grego symbolon) foi inicialmente utilizada entre os gregos para se referir às metades de uma tabuinha que hospedeiro e hóspede guardavam, cada um a sua metade, transmitidas depois aos seus descendentes.
As duas partes juntas ( sumballô ) funcionavam para reconhecer os portadores e para provar as relações de hospitalidade ou de aliança adquiridas no passado.
Leontiev (1978) nos ensina que o homem é um ser de natureza social e tudo o
que