ARTIGO final e pronto EST GIO E DOC NCIA NA P S MODERNIDADE 28 11 2014
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA
MARIA HILDA DA SILVA
RENILDA DA SILVA SOUSA
ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA PÓS-MODERNIDADE
CAJAZEIRAS-PB
2014
MARIA HILDA DA SILVA
RENILDA RODRIGUES
ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA PÓS-MODERNIDADE
CAJAZEIRAS-PB
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 POR UMA HISTÓRIA PRAZEROSA E CONSEQUENTE 4
1.2 POR UM ENSINO QUE DEFORME: O DOCENTE NA PÓS-MODERNIDADE 5
1.3 ESTÁGIO E DOCÊNCIA 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho, através do texto sobre “Por uma história prazerosa e consequente”, que nos mostra o quanto as transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas no final do século XX interferiram no valor dado ao ensino de História. Segundo o autor, "numa tentativa de acompanhar as mudanças dos novos tempos, professores começaram a substituir o pensamento analítico por achismos, a investigação bibliográfica por informações superficiais dos sites e os vídeos por livros..." Assim, acreditava-se que para ensinar História bastava que se tivesse convicção política, hoje, sabe-se que não é bem assim. A História é referência e portanto, é necessário que seja bem ensinada.
Os autores nos coloca ainda que, para que a História seja bem ensinada, é preciso que o ensino da mesma seja valorizado, que os professores se conscientizem de sua responsabilidade social perante os alunos, numa tentativa de ajudá-los a melhorar o mundo em que vivem.
Esse artigo trata-se também do texto “Por um ensino que deforme: o docente na pós-modernidade”, que busca explicar como atualmente vivemos uma condição histórica pós-moderna é preciso então que repensemos as instituições sociais criadas durante a modernidade e que ainda vigoram.
Argumenta também quanto a educação das pessoas para que elas atingissem um grau