A escola de relações humanas
Teoria Geral da Administração
A escola surgiu através de estudos realizados por professores da Universidade de Harvard, baseando-se nas orientações de Taylor, Gilbreth e seus sucessores. Acreditava-se que a eficiência do homem se dava através de fatores diversos, para testar isso os estudos foram divididos em fases, e em cada fase analisava-se algo novo na produtividade.
Uma das características daquela época, era que os pesquisadores de Hawthorne eram todos cientistas sociais, que traziam muitos conhecimentos para à administração.Mas antes que fossem aplicados á administração, passaram por um extenso período de desenvolvimento. Nisso se destacaram Freud com suas teorias, e a pesquisadora Mary Parker Follett, fazendo notáveis observações sobre os grupos de trabalho.
As idéias da E.R.H tiveram mais destaque a partir de 1930,época da grande crise,que forçou aos atingidos aderirem a novos métodos industriais.
Grandes nomes dessa Escola, foram a já citada acima, Mary Parker Follett (é dela a formulação dos três métodos de solução do conflito industrial), George Elton Mayo(ex-professor de Harvard, e autor do livro The social problems of industrial civilization, onde suas idéias estão sintetizadas), Roethlisberger e Dickson(autores da obra Management and the warker, e propuseram um modelo de organização industrial com duas funções: Eficiência técnica e Eficiência social), e Chester Barnard(autor da obra The functions of the executive, deslocou a análise da organização formal para os grupos informais).
A Escola possuía algumas idéias centrais, foram elas a do Homo Socialis,que sugeria a substituição do modelo de homo economicuspara o modelo de homo socialis. A do grupo Informal, que dizia que os homens se reúnem em grupo para satisfazerem suas necessidades de segurança, aprovação social e afeto. E a da Participação nas decisões, dizia que o homem deveria participar da própria decisão que desse origem a tarefa que fosse fazer.
Em relação a organização a