A escola cidadania e democracia
Neste sentido é que relacionar escola com cidadania gera questões a serem pensadas. Os direitos básicos estão garantidos, a ação seguinte é a busca da qualidade. O direito ao acesso a educação para todos garante o reconhecimento de um valor, pois a escola é o espaço onde as pessoas dispõem para conhecer leis, direitos e deveres da cidadania.
Conhecer e compreender a idéia formal de educação colabora para uma inserção consciente do educador na realidade. Neste sentido, a escola desempenha papel fundamental na formação dos alunos à medida que dispõe de professores qualificados que exerçam práticas pedagógicas adequadas ao nível de desenvolvimento cognitivo. As aprendizagens dos alunos precisam incluir conteúdos necessários à formação não só para o trabalho, mas também o pleno desenvolvimento da pessoa.
Para a escola ter clareza das ações que estão sendo tomadas e se estas serão bem su cedidas, é que precisa estar posicionada dentro de correntes pedagógicas claras
Dentre as principais adotadas no Brasil podemos citar as tendências liberal, socialista e progressista , sendo que a última seria a mais atual e mais condizente com a necessidade de transformações e melhorias da qualidade de ensino, visto que por meio da corrente pedagógica libertadora, critica a educação “bancária ”, ou seja, que considera o aluno um depósito de conteúdos sem significação.
A educação escolar para a construção da cidadania necessita de criticidade e consciência por parte dos sujeitos envolvidos, para isso é preciso pensar em como se dá a cultura política,