Democracia
CIDADANIA
E
DEMOCRACIA:
UMA
CONSTRUÇÃO
E
UMA
APRENDIZAGEM CIDADÃ CONSTANTE. AUTORES: Victor Chavante Macedo (victorchavante@bol.com.br), Vando Santiago de Sousa- (vandosantiago@bol.com.br), Universidade do Estado do Rio Grande do NorteUERN. ÁREA TEMÁTICA: educação
A democracia de um país se efetiva pela participação popular nas questões políticas, sociais, educacionais etc. Essa participação pode ser representativa, direta ou indiretamente. Nessa perspectiva, o exercício da cidadania garante e legitima a democracia de um país. Esse exercício ocorre das mais diversas formas nos mais diversos momentos, indo desde a eleição de representantes políticos até as atividades cotidianas e as concepções sobre a realidade circundante. Cidadania é um processo em constante (re)construção. Pensar e repensar a cidadania em uma sociedade dita democrática nos leva a grandes e desafiadoras questões, principalmente frente à realidade atual e o clima de eleições estaduais e nacional que passamos. Nesse contexto, é de extrema importância a participação da população nas questões políticas e sociais, não apenas de forma (in)direta elegendo seus representantes, mas também de forma direta, acompanhando as atividades dos políticos e fazendo de suas ações cotidianas um exercício de democracia/cidadania como uma forma de desenvolver uma democracia participativa e reorganizadora das atividades cotidianas. Democracia não é um conceito e sim um exercício.
OBJETIVOS: Captar e compreender a visão dos estudantes sobre cidadania, democracia e a importância do voto num contexto democrático. Despertar nos alunos a relevância do voto, da ação e da consciência cidadã no processo de reorganização societária da qual fala Edgar Morin.
METODOLOGIA: A metodologia consistiu em entrevistas, conversar (in)formais, atividades lúdicaseducativas, dinâmicas, apresentação de palestras, simulações de eleições dentre outras.
Essa pesquisa e atividade de extensão foi