A Es Em Sa De
Relatório das Diretrizes da Politica Nacional de Atenção Integral á Saúde da Mulher
Relatório do modulo de Ações em Saúde, do curso Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva e Atenção Primária da Faculdade de Medicina da USP.
Coordenadora: Ana Flavia Pires Lucas D’Oliveira
SÃO PAULO
2015
Diretrizes da Politica Nacional de Atenção Integral á Saúde da Mulher
Pontos norteadores:
Quais elementos importantes sobre:
-Operacionalização;
-Necessidade e suas formulações;
-Saberes e profissionais envolvidos;
-Objeto de trabalho;
-e Finalidades.
Como você pensaria em ações individuais e coletivas?
Como você vê está politica no Centro Saúde Escola?
A partir da criação do SUS e de seus princípios e diretrizes, foi possível estabelecer conceitos de “atenção á saúde”, através das politicas, programas e serviços de saúde.
O sistema de saúde é organizado através das três esferas do governo (federal, estadual e municipal), onde ações e intervenções de atenção á saúde são planejadas, executadas, monitoradas, avaliadas e reavaliadas no conceito do âmbito SUS.
As politicas de atenção à saúde surgem em virtude das necessidades e das demandas da população, sendo necessário compreender o processo saúde-doença, os ciclos de vida, as particularidades dos distintos grupos populacionais (gênero, raça, etnia, faixa etária, etc.).
ANEXO (APAGAR):
Atenção à saúde designa a organização estratégica do sistema e das práticas de saúde em resposta às necessidades da população. É expressa em políticas, programas e serviços de saúde consoante os princípios e as diretrizes que estruturam o Sistema Único de Saúde(SUS).
A compreensão do termo ‘atenção à saúde’ remete-se tanto a processos históricos, políticos e culturais que expressam disputas por projetos no campo da saúde quanto à própria concepção de saúde sobre o objeto e os objetivos de suas ações e serviços, isto é, o que e como devem ser as ações e os serviços de saúde, assim como a quem se