Resumo
Texto proposto pela discente a respeito dos efeitos causados pelo consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos no homem a partir do vídeo “O Veneno Está na Mesa”.
A globalização, a tecnologia e o aumento forte no número de pessoas no mundo condicionaram o uso de agrotóxicos na produção de alimentos, uma vez que os indivíduos, muitos sob sistema de desigualdades de classes, necessitavam do baixo preço para adquirir o alimento. Portanto, alguns países organizaram e botaram limites ao uso de certos agrotóxicos considerados pesados no plantio, porém o Brasil não está nesta lista: aqui, o uso de destes produtos foi intensificado no período de 1960 com o uso de adubos químicos e venenos e desde 2008, somos o maior consumidor destes produtos no mundo, o que nos torna deploráveis.
Segundo André Trigueiro, jornalista, muitos componentes químicos compositores de agrotóxicos que são produzidos proibidos no exterior circulam livremente no Brasil, vale destacar esta questão para ter o senso crítico da situação da saúde coletiva e política no país em que estamos, por exemplo o princípio ativo da metamorfose, que causa problemas como danos de memória, atinge o sistema nervoso central, perda de movimentos principalmente nas crianças, reduz a imunidade no organismo, pode comprometer o sistema reprodutor, entre outros.
Sabe-se que a parcela que mais sofre com esta contaminação é a dos consumidores, a qual também me incluo, uma vez que os alimentos correm risco de chegarem sujos às nossas mesas, entretanto a situação é diferente: as pessoas que cultivam estes alimentos e manuseiam estes compostos químicos, será que o risco não é maior para eles? Sim, eles são os mais afetados nesta história. O vídeo relata alguns casos de agricultores que tiveram problemas com o uso de agrotóxicos, como o caso do senhor Almiro Rodolfo que foi intoxicado pelo veneno químico através da inalação deste produto, além de outros os quais perderam um olho (o vendedor