Luxa es Sa de
O que são?
Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso se separa do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles. A luxação pode ter consequências graves e provocar incapacidade permanente, especialmente para as pessoas sem preparo físico adequado e que não mantêm uma rotina persistente de exercícios.
Os primeiros socorros para luxação são dar um analgésico ao indivíduo e levá-lo para o hospital, para que lá ele receba o tratamento adequado.
Causas:
Na maioria das vezes, a luxação é provocada por um traumatismo violento incidindo sobre a articulação. O traumatismo pode também incidir indiretamente como acontece, por exemplo, em caso de luxações da articulação do ombro provocada por uma queda em que o indivíduo se apoia sobre o cotovelo ou a mão.
A dor aparece imediatamente após o acidente, o que dificulta ou impede qualquer tentativa de movimentar a articulação afetada e esta apresenta-se deformada, ao palpação nota-se o osso fora do seu lugar habitual
É causada normalmente por:
Traumatismo direto ou indireto;
Queda;
Fratura;
Lesão congênita;
Encontrões
Diagnósticos da luxação:
Pode-se chegar ao diagnóstico de luxação ao observar a área deformada e através do exame de raio X, que evidencia as alterações ósseas.
A ressonância magnética e a tomografia podem ser realizadas após a redução da luxação para avaliar os danos causados nos músculos e ligamentos.
Sintomas:
Dor forte no local;
Deformidade na articulação;
Proeminência óssea;
Pode haver fratura óssea exposta;
Inchaço local;
Incapacidade de realizar movimentos.
Como tratar as luxações:
Deve-se recolocar o osso na sua posição original rapidamente, já que, quando se deslocada, o suprimento sanguíneo normal pode estar comprometido.
Uma articulação luxada só pode ser “reduzida” com sucesso por um médico treinado, pois isso exige uma técnica especializada.
A articulação deve ser adequadamente