Temas de Sa de em Institui es de Educa o Infantil
Instituições de Educação Infantil
Cibeli de Souza Prates
Maíra Sanhudo de Oliveira
Saúde envolve a busca do equilíbrio físico, mental e social, bem como a relação do indivíduo com o seu ambiente. Saúde é movimento, ação. Por isso, falar sobre saúde nas Instituições de Educação Infantil implica promover ações de higiene, prevenção de doenças e de acidentes e a realização de atividades que busquem o crescimento e o desenvolvimento da criança em sua "totalidade". Procuramos trabalhar "higiene" com a concepção de que além de prevenir a doença, também promove a saúde física e mental de cada indivíduo.
Considerando que a criança permanecerá grande parte do seu dia neste local, devemos proporcionar um ambiente saudável, conforme as condições existentes, para que esta criança também seja saudável.
Mas, o que seria uma criança saudável?
O conceito de "criança saudável" varia muito de acordo com as condições de vida e cultura das pessoas.
Por exemplo, para as mães, em geral, se o filho dorme bem, se alimenta bem e brinca normalmente, ele é saudável. Outras podem avaliar o conceito de saudável através da disposição de ânimo, do estado de espírito, da interação e da aprendizagem de seu filho. Com isso, verificamos que esse conceito depende de pontos de vista e de valores, pois alguns o relacionam com a parte física, outros com a emocional ou simplesmente à ausência de queixas da criança.
Para traçar nossas ações de saúde devemos respeitar esses pontos de vista, sem que deixemos de lado princípios básicos de higiene e saúde.
A seguir, apresentaremos algumas sugestões referentes a noções básicas de crescimento e desenvolvimento da criança, registro de informações sobre a criança, higiene, necessidade do sono, medidas alternativas para problemas e doenças infantis mais freqüentes, vacinação, prevenção e atendimento em acidentes e uso de medicações.
Essas sugestões deverão ser discutidas, avaliadas e adaptadas de acordo com as condições de cada instituição de