Concep Es De Sa De
O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural.
Ou seja, saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas, em todos os momentos e períodos da história.
A definição de saúde proposta pela OMS influenciou o conceito de “campo da saúde “ formulado por Marc Lalonde, titular do Ministério da Saúde e do Bem Estar do Canadá.
A concepção mágico-religiosa parte (e sempre partiu) do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo, que nesse se introduzem por causa do pecado ou de maldição.
Os demônios (ekimmu) são provavelmente a primeira explicação para a origem da doença (até 2000 a.C.)
Especialmente durante a dinastia Ur III, os demônios são descritos com grande autonomia de suas ações sobre os seres humanos. Há uma variedade de sintomas que surgem pela ação dos demônios. Alguns são físicos, outros afetam os estados da mente.
A partir desse ponto, os deuses teriam um papel tutelar, de proteção dos homens, que deveriam cumprir suas obrigações e deveres.
Ou seja, enquanto providenciassem aos deuses comida, bebida, cuidassem de seus templos e realizassem suas cerimônias, os deuses estariam protegendo o corpo do homem.
A doença, nesse contexto, passa a ser entendida como sinal de desobediência ou desagrado à mandamentos divinos.
Os deuses podiam punir os seres humanos através de duas formas: abandonando-o, deixando-o vulnerável a ação de demônios ou pela punição direta, mandando uma praga ou uma doença violenta que afetaria toda comunidade, que seria culpada por inteira.
O transtorno afetava a pessoa em dois níveis distintos: interno, físico ou psicológico, na forma dos sintomas; também no nível externo e sócio-religioso.
Durante a enfermidade, o paciente não pertencia mais à esfera terrena humana; por causa de seu contato com as