A Era Do Consumismo Reda O
As roupas da estação, o carro do ano de última geração, o mais novo modelo de ipad ou iphone, enfim, quem não deseja possuir todos esses quesitos? O poder de consumo na atualidade tornou-se referência de felicidade. As pessoas trabalham cada vez para comprar cada vez mais.O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, a era das massas.
Através dos mais diversos meios como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir, incentivando de diferentes formas o público a comprar os produtos. As crianças, por exemplo, são alvos publicitários fáceis de convencer. Geralmente os trinta segundos (tempo básico das propagandas na televisão) são suficientes para uma marca influenciar o público infantil. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, celular novo ou qualquer outro produto.
Vivemos em uma sociedade capitalista, uma sociedade em que o consumo desenfreado parece ser a cada dia mais comum, seguindo uma lógica como: "compro, logo existo". O querer e o precisar vai ficando ainda mais distante, sendo difícil a sua distinção, onde ter um produto ou desfrutar de um serviço passa a ser uma mera necessidade para satisfazer sua imagem e status social. É comum ouvirmos que a realização significa “vencer na vida”. E esse “vencer” é basicamente acumular bens materiais e ostentar poder,ou seja,o trabalhador só se realizasse consumindo. Por isso mesmo se moldando, seja de forma consciente ou de forma inconsciente, às características dessa sociedade consumista, é essencial não se alienar e não perder o senso crítico. O fato é, não iremos encontrar a verdadeira e não apenas momentânea felicidade e nem a realização pessoal se o único caminho em que as procurar for o do consumismo.