ATPS de Ciências Sociais
O trabalho a seguir, trata-se sobre a temática das ciências sociais e sua representação na sociedade, foram abordados temas relacionados ao cotidiano atual, mediante exploração de filmes, e artigos sobre os mesmos, ressaltando os pontos de maior importância. Por final, relatamos reflexões sobre a exploração do meio ambiente.
A cultura pode ser distinguida da sociedade, mas há conecções bem estreitas entre as mesmas. Porem não existe sociedade sem cultura, nem existe cultura, sem sociedade.
(A Giddens – Sociologia, FCG, pp.46-47- Adaptado)
Uma forma e aprendida da vida, que compartilhada entre os membros de uma sociedade
, e que consta com atitudes, crenças, motivações, que o grupo tem conhecimento, conhecemos como cultura. E tem como característica, o conjunto de manifestações artísticas, sociais, e linguísticas, comportamentais, de um povo, e transmite a herança desses costumes aos seus membros através da educação sistemática, e da convivência com os membros. Todos nós, seres humanos, temos cultura, e ela não é parte das pessoas, ela é adquirida com o passar dos tempos, na convivência com os seres ao redor.
Temos uma estrutura, que é formada por grupos principais ligados, que considerando-se uma unidade e participando todos de uma cultura comum, constituírem o que chamamos de sociedade.
E como caraterística, tem; um conjunto de pessoas, que compartilham de ideias, costumes, vontades, preocupações e interagem entre si e também, por pessoas próximas unidas por esse conjunto.
Um indivíduo por vez, possui uma cultura e compõe uma sociedade.
E são pessoas de diferentes classes sociais, diferentes raças, etnias, crenças, valores. São diferenças tão grandes como por exemplo: Enquanto uns moram em mansões milionárias, outros vivem em casebres ou debaixo da ponte, em praças. Uns ganham mais de cinco salários, outros vivem de doações. Porém de uma maneira, conseguem viver, e conviver