a era da informaçâo
Os novos tempos tem trazido uma série de dilemas e questões ao cidadão comum, em virtude da alteração súbita no desenvolvimento tecnológico que o circunda. Ressalte-se que, antes de se analisar as formas grupais, de cidades, empresas ou outros núcleos mantidos coesos por quaisquer interesses, quem é afetado pelas repercussões deste novo ambiente é o cidadão integrante desses núcleos, tomado como célula compositora da sociedade.
Mudanças drásticas nas tecnologias, através do aparecimento de novas ferramentas, equipamentos, capacitações e especializações são oferecidas ao homem moderno como elemento impulsionador de melhorias em seu padrão de vida.
A informação tem se tornado, nos dias atuais, um dos mais importantes recursos das organizações. Autores de diversas áreas tem se referido a este momento como "A era da informação", ressaltando os impactos sociais, econômicos, políticos e psicológicos deste período. São destacados fatos históricos recentes que identificam este processo, analisadas algumas repercussões desta valorização da informação para a sociedade e definidos conceitos sobre as ferramentas de tecnologia da informação utilizadas pelas diversas organizações.
Marcantes cenas do cotidiano assinalam estas mudanças. Pode-se considerar, por exemplo, a formação de um jovem, crescendo em meio a telefones celulares, cartões de créditos internacionais, difusão de opiniões pela rede Internet - incluindo aqui toda a sua repercussão na montagem de novos empreendimentos (como o comércio eletrônico e as empresas virtuais).
Este momento chegou, sem dúvida. As organizações e os seres humanos têm o testemunho deste fenômeno. O computador, levando consigo a Internet, entre outras ferramentas de tecnologia da informação, determinou mudanças relevantes, que alteraram e seguem modificando a forma de boa parte das transações e comunicações nas quais se envolvem os seres humanos.
"O comércio eletrônico representa para a Revolução da Informação o que