Informação e informação
GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA RENOVAÇÃO EPISTEMOLÓGICA NO UNIVERSO DA ARQUIVOLOGIA
Por: Ana Celeste Indolfo indolfo@bol.com.br
Mestre em Ciência da Informação Professora Assistente da UNIRIO Especialista de Nível Superior do Arquivo Nacional
Resumo Apresenta uma revisão de literatura acerca do surgimento do conceito de gestão de documentos e dos estudos de classificação e avaliação do ciclo vital da informação arquivística, a partir da metade do século XX. Destaca os princípios de classificação, os seus fundamentos, escolhas e polêmicas. Aborda a avaliação de documentos públicos e a questão do testemunho e da perda, da memória e da história. Aponta na produção do pensamento arquivístico contemporâneo os novos desafios com relação à gestão dos documentos eletrônicos. Palavras-chave: Gestão de documentos. Classificação de documentos. Avaliação de documentos. Ciclo vital da informação arquivística.
Resumen
Presenta una revisión de literatura respecto al surgimiento del concepto de gestión de documentos y de los estudios de clasificación y de valoración del ciclo vital de la información archivística, desde la mitad del siglo XX. Señala los principios de clasificación, sus fundamentos, opciones y polémicas. Aborda la valoración de los documentos públicos y la cuestión del testigo y de la pérdida, de la memoria y de la historia. Apunta, en la producción del pensamiento archivístico contemporáneo, los nuevos desafíos con relación a la gestión de los documentos electrónicos. Palabras clave: Gestión de documentos. Clasificación de documentos. Valoración de documentos. Ciclo vital de la información archivística.
Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.3, n.2, p. 28-60, jul./dez.2007
28
A.C. Indolfo
Introdução
O problema do controle e domínio dos fluxos documentais se inscreve no coração da Arquivística moderna. (DUCHEIN, 1993, p. 10, tradução nossa)
Uma história dos arquivos, da Arquivologia e mesmo das teorias e