A emergência do pensamento social em bases científicas
A emergência do pensamento social em bases científicas
1) Qual a influencia das ideias da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivo?
Darwin apesar de trabalhar com a evolução animal; muitos cientistas e políticos da época seguiram as suas teses como se fosse uma explicação teológica da formação das espécies. Segundo esta ideia, a seleção natural pressiona as espécies no sentido da sua adaptação ao ambiente, obrigando-as a se transformar continuamente com a finalidade de se aperfeiçoar e garantir a sobrevivência. Em consequência, os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formas mais complexas e avançadas de vida, que possibilitam, pela competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos.
2) Como a ideia evolucionista da biologia transpostas para as ciências condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperial?
Os países europeus tiveram que lidar com civilizações organizadas sob princípios diferentes dos seus, como o politeísmo, a poligamia, formas de poder tradicionais, castas sociais sem qualquer tipo de mobilidade, economia baseada em agricultura de subsistência, no pequeno comercio local e no artesanato domestico. Assim, tornava-se necessário organizar sob novos moldes, as nações que conquistavam, estruturando-as segundo os princípios do capitalismo pois, de outra forma, seria impossível racionalizar a exploração da matéria-prima e da mão-de-obra de modo a permitir o consumo de produtos industrializados europeus e a aplicação rentável dos capitais excedentes nesses territórios.
3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples,