Fundamentos das ciências sociais
Assunto: Atividades dos Capítulos:
2 – A Ilustração e a sociedade contratual
4 – A emergência do pensamento social em bases científicas
01 de Abril de 2013
Atividades do Capítulo 02 – A ilustração e a sociedade contratual
1 – Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
R = Expansão marítima, revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.
2 – Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo
R = Percepção da oposição entre indivíduos e sociedade, entre liberdade e controle social.
3 – Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sócias ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
R = Adam Smith identificou o trabalho humano como principal fonte geradora de riquezas.
4 – Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
R = Racionalismo, liberdade, nação, valor e cientificismo.
7 – O que o homem da Ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência hoje?
R = O homem esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. Hoje espero que a ciência possa descobrir curas para todas as doenças.
8 – Nesse capítulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimento desses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando notícias a respeito.
R = Os estados construíram o atual sistema neoliberal. Contrários à percepção de que são os mercados que conquistaram os Estados ditando as políticas que devem seguir, os pensadores franceses Christian Laval e Pierre