A educação para o século xxi
A Sociedade do século XXI busca uma educação que vise formar para a autonomia devendo fomentar nos educandos a curiosidade e a criticidade. Nesse contexto compete ao educador incentivar esses aspectos em sala de aula e contribuir para a formação de um indivíduo responsável, independente e cidadão. O educador do século XXI tem um grande desafio a ser enfrentado que é estimular o jovem para a aprendizagem com metodologias inovadoras.
A educação é um processo social que baseia-se em valores. A formação de educadoes deve ser alicerçada e embasada para que possa se dsenvolver plenamente para que possa consolidar nos alunos o conhecimento, a criatividade e a cidadania.
A História é a transmissão de uma “memória nacional”, ensinando ao aluno a aquisição das ferramentas de trabalho necessárias: o saber-fazer, o saber-fazer-bem, sendo o responsável por ensinar a valorizar a diversidade dos pontos de vista.
A visão que o educador tem de si próprio e a imagem que ele faz dos estudantes produz reflexos em sua atuação em sala de aula. Fatores recentes mostram que educar exige muito do educador, do conhecimento do que ensinam. Ele também tem o papel de formar pessoas e cidadãos bem sucedidos. Além disso, precisam oferecer aulas atraentes e motivadoras, mesmo que isso vá alé de sua especialidade.
Outro aspecto relevante é a relação professor-aluno que é de suma importância para diagnosticar e propor soluções que são levadas em conta na hora de resolverem quaisquer que sejam as dificuldades do aluno.
O educador do século XXI, deve contribuir para a formação de um indivíduo responsável, independente e cidadão, devendo estar atento à realidade atual, onde o aluno recebe informações a todo instante, devido às facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (GADOTTI, 2000).
Podemos concluir que importância da formação do professor com diferentes olhares sobre o saber humano, enfatizando a compreenção do homem