A educação no século xxi .
A filosofia, teve início no século VI a.C., na Grécia Antiga, pois ali se concentrava o auge de sua cultura.
O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Formando assim “amizade pela sabedoria”. A filosofia é a ação de pensar e refletir sobre tudo, buscar a verdade das coisas, então a filosofia surgiu com o primeiro homem racional.
Tales de Mileto (624-5– 556- a.C.) é considerado o primeiro filósofo . Os fragmentos que restam de seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, ele descreve a água, que surge em qualquer lugar.
A palavra “filósofo” apareceu anos mais tarde, com um homem chamado Pitágoras (570-1 – 496-7 a.C.). Ele, famoso hoje pelo teorema matemático que leva o seu nome, é que se considerou um “amigo da sabedoria”.
- COTIDIANO E PRÁXIS PEDAGÓGICA.
-REPENSANDO A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI .
Uma sociedade imediatista, a qual acredita não ser necessário e importante o esforço, o pensamento crítico e analítico para a formação de suas idéias e conquistas. As pessoas são induzidas a praticar o que é convencional ao sistema: “compre”, “use”, “veja”, e, imitando um padrão de vida.
O ato de pensar em si, pensar diferente, não é valorizado. A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo e o melhor ela esta ao alcance de todos, porém, poucos se utilizam dela, pois, a partir do momento em que você começa a refletir e questionar, percebe que são necessárias mudanças.
Enquanto a ciência, a tecnologia e muitas outras áreas do conhecimento se expandiram e evoluíram consideravelmente com o tempo, a área da educação, pelo contrário, caminhou quase parando ao menos no Brasil, não acompanhando o desenvolvimento tecnológico e científico da humanidade.
Nos falta formar pessoas com qualidade, as quais, além de conteúdo, possuam pensamento e raciocínio crítico e não meros ouvintes