A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI
Orientanda:
Luciana Aquino de Souza1
Orientador:
Prof.ª Edilson Damasceno2
RESUMO:
A educação sob as suas diversas formas, tem por missão criar entre as pessoas vínculos sociais que tenham a sua origem referências comuns. Os meios utilizados abrangem as culturas mais diversas; em todos os casos, define-se como um veículo de culturas e de valores, como construção de um espaço de socialização, e de preparação de um projeto comum.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Cidadania. Diversidade. Inclusão Social.
INTRODUÇÃO : O trabalho em questão tem como objetivo essencial o desenvolvimento do ser humano na sua dimensão social, principalmente no que diz respeito à quebra de barreiras, como também a preparação para a inclusão social. Não mais se restringindo apenas à escola. Sendo assim, um processo que deve abranger toda a sociedade como seres participantes, na busca por uma sociedade com igualdade de oportunidades e valorização das diferenças, buscando a participação de todos enquanto cidadãos éticos, como forma de garantir a todos um espaço digno para todos expressarem sua capacidades para atingir seu ideal de vida, eliminando dessa forma o modelo de educação de uma sociedade em que apenas os dotados de algum privilégio de destaquem. Na compreensão do esforço coletivo, pois esse ideal não se concretiza individualmente.
______
1 Acadêmica do 6º período de Direito da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi.
2 Professor do Curso de Direito da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi.
Dessa forma, o trabalho demonstrará que o maior desafio da Educação para o Século XXI, reside na busca pela gestão democrática da educação em todas as suas formas, levando em conta a multiplicidade de indivíduos, com características e necessidades diferentes.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O referencial teórico utilizado para o trabalho foi, basicamente, as obras de Paulo Freire e Jacques Delors. Ademais,