A educação no período Homérico
Disciplina: História e Filosofia da Educação
Turma:
Professor:
A educação no período Homérico
Aluna (o):
Teresópolis
2013
A educação no período Homérico
Teresópolis
2013
Sumário
Introdução..........................................................pág.4
A educação no período homérico.............................................. pág.5 e 6
Conclusão................................ pág. 7
Referencias Bibliográficas ............................ pág.8
Introdução
A história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Para compreender a história da educação, é essencial situá-la na história geral. Neste trabalho destaca-se a educação no período homérico.
A Educação Homérica
Era baseada na religião, onde os deuses eram representados como semelhantes aos homens, a relação de adoração variava segundo os arquétipos de bem e mal, certo e errado. Os Deuses eram imortais, portando, o homem também poderia sê-lo, bastava se assemelhar a um herói para se tornar um.
Foi o inicio do pensamento rumo à perfeição (Paideia), que tornava o homem um ser realizado e que poderia ajudar o Estado. A pedagogia utilizada ainda era oral, mas já vinda da literatura das obras de Homero (Ilíada e Odisseia), porem, o processo de formação visava à disputa e a concorrência. Entretanto, este método acabava por isolando aqueles que mais se destacavam, colocando-os em nova categoria, para que outros pudessem alcançá-lo. Podemos ver isso claramente na criação dos jogos olímpicos.
No período clássico duas cidades se destacavam: Atenas e Esparta.
A educação espartana era voltada para a arte da guerra e treinados para o laconismo (falar o mínimo possível). O aspecto físico era