A educa o na Gr cia Antiga
Antiga: A Ilíada de
Homero
Entender a formação da Grécia Antiga, o início das civilizações da Antiguidade
Clássica e a importância dos poemas homéricos como textos básicos da educação grega ? a educação heroica.
A formação da Grécia Antiga
A Grécia distinguiu-se das outras civilizações da Antiguidade por não formar um império unificado, antes ela formava uma confederação de cidades-estados com elementos culturais comuns, mas distintas entre si.
Pode-se afirmar sem receios que as principais contribuições gregas são elementos indispensáveis ao mundo contemporâneo: a Ética, a Democracia, a Filosofia e a Pedagogia são conceitos ali surgidos que moldaram nosso mundo e constituem um referencial para as relações políticas, culturais e sociais.
A Antiguidade Clássica é assim definida porque é a base da nossa civilização ocidental. Foi na
Grécia e na Roma antigas que encontramos os fundamentos da nossa cultura atual, afinal, desde a maneira pela qual organizamos a nossa vida em sociedade, como na democracia, nas nossas instituições legais e judiciárias, até a língua que falamos, os valores morais e estéticos a partir dos quais fomos educados foram gestados nessas civilizações.
A educação no mundo antigo, pré-grego e greco-romano é também uma educação por classes: diferenciada por papéis e funções sociais, por grupos sociais e pela tradição de que se nutre.
O caso Grécia é talvez o mais emblemático: a contraposição entre aristoi (excelentes) e demos
(povo) é nítida e fundamental, mas também sujeita a tensões e reviravoltas. Aqui também vigora uma educação que mostra a imagem de uma sociedade nitidamente separada entre dominantes e dominados, entre grupos sociais governantes e grupos subalternos, ligados muitas vezes às etnias dominantes ou dominadas, mas que contrapõem nitidamente os modelos educativos. Já alhures da pedagogia grega, como reflexão sobre a educação distinta do ethos e também contraposta a este, com os sofistas, esse dualismo é