A Educação no dias atuais
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
PEDAGOGIA PARFOR I
A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
ALUNA: ANA ELISA DA SILVA SANTOS
TRABALHO SOLICITADO PELA PROFª MESTRE PRISCILA CORNALBAS PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA SEMESTRAL
SÃO PAULO
2013TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO / DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA
A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
Ao analisarmos a história da Educação no Brasil, suas concepções teóricas e desafios, nos descortina uma visão mais profunda, e por consequência, a compreensão da realidade atual.
Em busca de explicações para as atitudes de alunos e professores no cotidiano escolar que acabam por refletir na opinião pública e na sociedade em geral, nota-se um sistema contraditório com políticas que precisam ser revistas e reestruturadas para um ajuste necessário ao momento em que vivemos.
No documentário de João Jardim - Pro dia nascer feliz- o autor mostra o cotidiano escolar de adolescentes de três estados brasileiros ( Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) com seus conflitos, dúvidas, aflições, sonhos e esperanças, dentro de um contexto na qual a escola é o agente causador desses sentimentos, uma vez que a condução de suas vidas depende significativamente de suas experiências na escola. Observando o ponto de vista das teorias e correntes filosóficas acerca da educação, a contradição torna-se mais evidente.
De acordo com Demerval Saviani que divide as teorias da educação em dois grupos, teoria não-crítica e teoria crítica, sob o ponto de vista da primeira teoria, na qual a escola é vista como um instrumento de correção das distorções sociais, no caso dos jovens do documentário que reflete a realidade das escolas na atualidade, há falha, uma vez que, ao invés de "corrigir", a dinâmica escolar acaba acentuando as diferenças sociais, o que converge para a teoria crítica, que aponta acertadamente a escola como dependente da estrutura social, que produz e mantém seus