diversos
DE
GEOGRAFIA
A formação étnica da população Brasileira.
A população brasileira foi formada por três origens: o Europeu, o Negro, e o ameríndio. Antes da chegada dos portugueses, o território era habitado pelos índios (tupi ou jê ou tapuia) a partir da colonização, a maior parte indígena, foi exterminada, restando alguns milhares de indivíduos hoje. Os negros africanos foram trazidos para cá como escravos para trabalhar na agricultura. Além dos portugueses, outros europeus também contribuíram para a formação da população brasileira, através da imigração, principalmente a partir de 1850 (alemães, italianos, espanhóis).
A partir do período colonial, no século XVI, a miscigenação da população se tornou mais intensa. A relação entre colonos portugueses e escravos gerou os mestiços, bem como o relacionamento entre negros e indígenas deu origem ao cafuzo.
Quanto à etnia, podemos dizer que a maioria da população brasileira é mestiça. Porém, os últimos censos ressaltaram apenas a cor da pele da população.
Classificando a população quanto à cor da pele, podemos dizer que os indígenas estão reduzidos a cerca de 0,4% da população brasileira, repercutindo o etnocídio a que foi sujeitada, com a extinção de inúmeras nações indígenas. Os negros representam 6% da população total, os brancos representam 53,8% e os mestiços (pardos) representam 39,1% da população brasileira. Vale lembrar que esses índices não representam especificamente a formação étnica da população brasileira.
Segundo o IBGE, o número de índios cresceu consideravelmente de 1991 a 2000, com um aumento de 138,5%, representando 0,4% da população brasileira. Porém, o chefe do departamento de documentação da Funai (Fundação Nacional do Índio), André Ramos alerta que os números devem ser considerados com ressalvas, pois segundo ele o IBGE usa critérios de auto declaração, o que pode causar distorções, no entanto, André acredita que há tendências de crescimento.
O crescimento