A educação infantil: espaço de aprendizagem e desenvolvimento
MOURA, Aline Alencar S. GONÇALVES, Roziane dos Santos e LIMA, Valéria Assunção. A Importância da Educação Infantil para o Amplo Desenvolvimento da Criança. Disponivel em http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenvolvimentodacrianca/ 2011.
A importância desse artigo, assim como os seus objetivos é a reflexão sobre as ações especificas da Educação Infantil. Nesse sentido há o destaque para as especificidades da educação infantil, seus profissionais, seus métodos e as relações de aprendizagem. Tais objetivos vão de encontro às propostas da LDB que considera a essa uma etapa relevante na medida em que proporciona a criança desenvolver-se integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
No artigo há uma divisão em três capítulos a saber: A infância e a educação infantil; As fases do desenvolvimento da criança; e Educação Infantil: um espaço educativo. Alem dos autores do artigo, outras fontes fundamentais se encontram, tais como Áries (1981), Freud (1973), Piaget (1974), Antunes (2004) e Hermida (2007).
O artigo é recomendado a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem infantil motivados pelo desejo de tornar a sua pratica mais eficiente. Os objetivos desse estudo é um convite Dentro dessa perspectiva, questionamentos se fizeram necessários, tais como: Qual a contribuição da escola para o processo de formação da criança? A aprendizagem nessa etapa da infância está sendo significativa? Desse modo, segundo Vygotsky (1989, p.148 apud HERMIDA, 2007, p.285), diz que as experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento.
A inserção da criança no espaço escolar vai lhe proporcionar experiências estimuladoras que possibilitam a construção do conhecimento ao mesmo tempo que considera suas particularidades sócio culturais e cognitivas. Moura, Gonçalves e Lima (2011), citam Antunes (2006, p. 9) ao declarar que a criança "precisa