Educação Infantil Enquanto Espaço de Aprendizagem
Maria José Borba Vieira.
ESPAÇO LÚDICO NA EDUCAÇÂO INFANTIL
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a influência do espaço físico no desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, tendo como finalidade discutir a aprendizagem, a importância da interação entre os pares a organização dos espaços, o papel do educador, como se dá à relação com o meio e as diferentes culturas apresentadas a mesma. Através da pesquisa no referencial teórico em autores como: Craidy (2001), Horn (2004), Zabalza (1998). O objetivo deste trabalho e aprimorar meu conhecimento para desenvolver um trabalho prazeroso junto com as crianças. Conclui-se que o lúdico poderá desenvolver novas habilidades na aprendizagem e na prevenção e intervenção de futuros problemas na Educação Infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço. Aprendizagem. Lúdico. Autonomia.
1 INTRODUÇÃO É muito importante enfatizar a importância das atividades lúdicas a serem desenvolvidas pelas crianças ao longo de seu desenvolvimento, sobretudo quando ela entra nas séries iniciais, bem como elencar seus benefícios no desenvolvimento infantil, observando que as suas atividades são realmente mais eficazes se forem desempenhadas levando em consideração as funções de distrair e instruir. O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com sua faixa etária, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no seu desenvolvimento e suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a mesma está inserida. As interações que ocorrem dentro dos espaços são de grande influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
No trabalho individual ou coletivo a criança se torna construtora do seu próprio meio cultural.
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por