10952 40229 1 PB
5549 palavras
23 páginas
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma visão psicopedagógicaCassiane Knebel 1
RESUMO: Este trabalho teve a preocupação de relatar pontos importantes e condizentes no que
se refere ao lúdico na educação infantil: uma visão psicopedagógica. O psicopedagogo tem como uma de suas funções, auxiliar o pedagogo na elaboração de planos de ensino, métodos pedagógicos e projetos na área de pesquisa visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. Com a atividade lúdica na educação infantil, é possível facilitar o processo de sondagem na intervenção psicopedagógica. É no brincar que a criança expressa seus sentimentos e conflitos, buscando alternativas para melhor lidar com emoções. Diante do exposto decorre a importância de analisar a forma lúdica na educação infantil. O presente estudo estabelece a seguinte questão problematizadora: Como a forma lúdica pode auxiliar na atuação do psicopedagogo na educação infantil? O trabalho justifica-se incorporando o lúdico como um grande fator para a construção de conhecimento das crianças durante toda infância, e com isso desenvolvendo através de atividades a imaginação, espontaneidade, criatividade, sistema de representação de escrita/leitura. Dessa maneira, o trabalho está formatado numa pesquisa bibliográfica, a fim de melhor entender esse tema que possui vasta importância nos dias de hoje.
Palavras chaves: Lúdico. Educação Infantil. Psicopedagogia.
1 INTRODUÇÃO
Desde o momento em que nascemos já iniciamos nosso processo de ensinoaprendizagem, construindo relações no mundo que se está inserido. A aprendizagem ocorre através de vários fatores, seja intelectual, psicomotor, físico, social e emocional.
Nessa transformação, ocorre a construção de si próprio, gerando uma gama de saberes, que será interagido com o meio social. Esse conhecimento vai se formando dentro das instituições, e se faz necessário inserir a psicopedagogia para avaliar como ocorrem as relações interpessoais neste ambiente educativo. Com